8 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

  1. O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do nosso planeta, perdendo apenas para o Rio Nilo.
  2. Tem a maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo.
  3. A pororoca, essa onda gigante, pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro! Na região da Floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas.
  4. A sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das mais ilustres moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso e comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!
  5. Dentre as curiosidades sobre a Floresta Amazônica, os seus povos nativos não podem ficar de fora, não é mesmo? De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria da população vive na zona rural.
  6. Nativa da Floresta Amazônica, a onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo!
  7. Você sabia que na Floresta Amazônica existe uma centopeia que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras? É a Centopeia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!
  8. Outro inseto bastante interessante e que habita a Floresta Amazônica é a Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros. É a maior aranha da Floresta, chegando a medir em média 30 centímetros.

Fonte texto: leiturinha.com.br
Fonte imagem: Paisagem outono foto criado por wirestock – br.freepik.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *